quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Um daqueles posts que julguei que nunca iria escrever (curtíssima sobre)

Sim, as pessoas são cabras umas para as outras muitas vezes, por nada.
Sim, as pessoas farejam fragilidade dos outros e muitas vezes usam-na a seu favor.

Sim, tenho de aprender a manter o bico fechado.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Lido ontem enquanto o meu filho adormecia depois de uma crise de tosse, 4am.


"Todas as culturas e religiões condicionam-nos a termos um sentimento negativo em relação a nós mesmos. Ninguém é amado ou apreciado por aquilo que é. Temos de provar o nosso valor: ganhar medalhas de ouro no desporto, atingir o sucesso, dinheiro, poder, prestígio, respeitabilidade. Prove o que vale!
Intrinsecamente, não temos valor nenhum; é isso que nos ensinam. O nosso valor tem de ser comprovado."

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Sobre o não estarmos sozinhos, mais uma e mais uma e mais uma vez.

Em relação ao tinnitus, tenho neste momento cerca de três dias bons para um pior. O último dia mau que tive (antes de hoje) foi na quinta-feira passada e foi um verdadeiro horror, com ataque de pânico pelo meio e muito, muito sofrimento. 

Hoje voltei a ter um dia mau, e já não foi tão mau quanto a quinta passada (uhuuu, ponto para mim), consegui, mesmo com os ventos uivantes nos ouvidos, fazer uma aula de zumba. 

Mas o que queria dizer aqui era outra coisa. Uma coisa comum aos dias maus é a leitura de fóruns sobre tinnitus - só as histórias de sucesso, mas mesmo assim. É fácil enveredar-me pela pesquisa, que é coisa que não ajuda rigorosamente nada porque esta merda não tem cura, ou desaparece ou me habituo e o caminho é a aceitação, e não a luta. 

Ora, se te faz mal, porque vais lá? Boa pergunta. As histórias de sucesso consolam-me e dão-me esperança. Por outro lado, fazem-me concentrar no zumbido, que é coisa indesejável para o tal caminho da aceitação. É uma faca de dois gumes mesmo. 

De três dias para cá, não consigo aceder a sites sobre tinnitus, nem pelo PC nem pelo telemóvel. Fui à página do Facebook dos fóruns que frequento e ninguém reporta nenhuma anomalia.

Estou impedida, pela tecnologia que tenho disponível, de chafurdar sobre os meus ouvidos. 

Não acho que seja uma coincidência. 
Não acho.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Ouvido ontem

Somos todos o peso uns dos outros.

Faz parte da caminhada "não faz mal não teres uma piada na ponta da língua a todo o momento".

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Coisas que gostava de ver mudadas antes dos 40

Lembro-me da altura da vacina da Gripe A, o Gabriel com pouco mais de seis meses, metade dos médicos a dizer que sim e a outra a dizer nem pensar, e eu feito um peru no meio, angustiadíssima e revoltada por não chegarem a um consenso sobre algo tão importante. (Vacinei, BTW).

De uns meses para cá, tenho chegado à conclusão de que a falta de consenso é coisa que me perturba muito. A para B é maravilhoso, e para C é merda. C é um génio para D e merda para E. Se parecer imaturo da minha parte, é porque é: queria que os valores das coisas, opiniões e pessoas fossem absolutos, que não restasse margem para dúvidas. Mas não são. Teremos de ser nós mesmos a medir, como medi na questão da vacina. Teremos de arcar com a responsabilidade do julgamento. Com a subjetividade de quase tudo nesta vida.

E o nosso valor próprio? Também é subjetivo? Vejo-me com lentes muito severas a maior parte do tempo, e tendo a achar que me veem com as mesmas lentes do que eu. É duro.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Atos falhados

O meu pai e o meu marido dizem-me, às vezes, que gosto de sofrer. Odeio quando dizem isso, ainda para mais porque não o fazem em conjunto, vão dizendo de várias formas.

Por causa do tinnitus (já vos disse que ando mal dos ouvidos? :)), não posso sofrer, não posso. Daí odiar que eles digam isso. Porque estou completamente investida em não sofrer desde que os ouvidos começaram a zumbir.

Ando a comer muito melhor, a emagrecer.
Ando a fazer exercícios respiratórios, meditação.
Ando mais paciente e tolerante.
Ando a rir-me mais e a dar mais carinho aos meus.

Hoje escrevi a uma amiga: caramba, que isto de ser feliz é o meu emprego, agora.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tinnitus

É uma merda, mas algo me diz que veio para me dar um recado sobre o que realmente importa na vida. 

Se esta minha noção é um mecanismo de defesa para não sofrer mais do que o necessário, caramba, é perfeito.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Curtíssima sobre a entrada na vida adulta

Continuo a dizer que a entrada na vida adulta me dói muito aos 40 anos.