sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A terapeuta e o meu irmão

- Acredita nas pessoas?
- Não. Acho que somos um poço de boas intenções, mas de natureza má. Passamos a vida a tentar parecer melhores do que somos, mas, no fundo, somos mesquinhos, todos nós, e tudo o que fazemos é apenas a pensar em nós próprios, por mais que disfarcemos.
- Repare, pensar assim poupa-lhe imenso trabalho. Está sempre preparada para o pior, não se deixa atingir. Tente acreditar que, apesar do gene do egoísmo, há a hipótese de transformação pelo bem. Tente ter fé nisso.

______

- Tu acreditas nas pessoas. És diferente de mim. És capaz de pedir um hamburguer sem pão no McDonalds porque tens a certeza de que to vão dar. Eu tenho sempre a certeza que não.
- Claro que mo vão dar. É assim que estamos programados, para ajudar o próximo. O nosso sistema sabe que não sobreviveríamos sozinhos numa ilha. Somos cooperativos. Podemos lutar pela sobrevivência se for o caso. Mas em circunstâncias normais, somos bons: não é moral, é natureza. A sério, irmã. Pensa no teu próprio comportamento. Não me davas um hamburguer sem pão?

Sem comentários: