segunda-feira, 6 de outubro de 2008

a tua avó

Custa-me um bocado falar da tua avó, que já não anda por estas bandas, mas em conversa com uma das tuas tias lembrei-me de um episódio que a descreve maravilhosamente e cujo feitio que o proporcionou herdei por inteiro

Estávamos eu e tua avó no mercado central de Fortaleza, vê a tua avó uma rede que adora. Comenta comigo:
Melissa, a rede não deve ser menos de 200 reais. Rede das boas, olha o trabalho da varanda, espinha de peixe. Será que ele deixa por 150?
(Eu começo a afastar-me, pois sei que essas perguntas são perfeitamente retóricas, o que dona Melânia quer é praticar aquilo que faz melhor: a arte da pechincha.
Moço, quanto é a rede, ouço lá do outro lado, que não sou parva e já estou longe para não passar a vergonha.
50 reais, dona.
50??? QUE ROUBO! DOU 20! E DIGA LOGO SE QUER PORQUE TENHO QUE PEGAR O ÔNIBUS.

Não me lembro se levou pelos 20, mas por menos de 40 levou com toda a certeza.
Eu, envergonhada, sempre distante, acabei por aprender, de alguma forma. Hoje só não pechincho em lojas que têm o preço marcado.
Daqui a uns tempos serás tu a esconder-te de mim entre as bancas do mercado, já viste?

1 comentário:

Supertatas disse...

eu pergunto sempre se há descontos :D :D
vais ver que dps de seres mãe deixas-te dessas vergonhas ;)