sexta-feira, 29 de junho de 2018

Mulheres fenomenais

Conheço algumas mulheres fenomenais. E não é das minhas amigas que falo - se bem que as minhas amigas também são mulheres do caraças, mas antes disso são mulheres de sorte - nasceram no meio certo, tiveram a oportunidade de se desenvolverem até ao limite das suas capacidades, tiveram a autoestima bem nutrida em casa, enfim, vieram ao mundo com algum avanço na linha de partida -,  ao contrário das mulheres fenomenais de que falo. 

As mulheres fenomenais que conheço são outras, e são fenomenais porque fazem milagres todos os dias. São mulheres que têm muitos filhos e foram deixadas na mão por um ou mais homens. São mulheres que não podem tirar férias porque não sabem de onde virá o dinheiro na semana ou no mês seguinte. São mulheres que conciliam três ou quatro empregos mal pagos. Essas mulheres-fenómeno estão cansadas, cansadíssimas mas não podem sequer elaborar esse cansaço porque não há homens para as ajudar, os homens deixaram-nas mal como deixaram mal as suas mães antes delas. 

As mulheres não têm a opção de deixar uma vida madrasta para trás. Isso é coisa para os homens. 

São sempre elas que ficam com os filhos, as contas, o cansaço, o jantar a fazer, a loiça por lavar, as noites em claro por este ou aquele motivo, haverá sempre um motivo.

Os homens não têm de apanhar cacos. Os homens não têm de segurar a barra. Os homens têm sempre escolha.   

Sem comentários: