quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

gravidez à minha moda

Sendo a minha placenta tão complicada quanto a sua portadora, creio ter cerca de um mês e meio de pregnância pela frente. Mesmo sabendo que este mês e meio são decisivos e podem mudar tudo, faço um breve balanço.

Quando descobri que estava grávida, pensei: bem, tenho seguro que cobre as consultas, portanto, vou arranjar um bom médico particular que faça partos no público, já que o meu seguro não o cobre. Terei uma consulta por mês e no meio de março vou para a maternidade e tenho o bebé.

Sim, claro.

A primeira consulta com uma médica conhecida foi um desastre de proporções bíblicas - tá bem, não de proporções bíblicas, mas adoro o termo. Fui maltratada de várias maneiras, eu e o Hugo fomos tratados como se fôssemos adolescentes. Horroroso, mesmo.

Entre recomendações, lá chegámos à nossa médica actual, muito boa, só para descobrir que ela não faz partos no público. Eu, control freak, comecei a desesperar. Aguentei até à semana 25 e pensei: bem, porque é que eu não tentei o público, público? E fui ao centro de saúde. Gostei de algumas coisas, não gostei de outras, e acabei decidindo ser acompanhada nos dois sítios. Tenho cerca de 5 cabeças a darem bitaites sobre a minha pança.

Pelo meio do caminho, cheguei a pensar em mudar de ecografista também - nenhum motivo em especial, só porque não gravava as imagens - mas o Hugo vetou solenemente. O nosso ecografista é demasiado competente - e giro - para ser trocado, pelo que é a única coisa estável da nossa gravidez.

Ainda elo caminho, decidi - e arrependi-me, é claro - fazer uma eco 3d. Mais um médico, mais um bitaite. Mas vi o meu bebé amarelo e a sua bem definida pilinha. Diverti-me e tal, mas não acho que sejam 80 eur de diversão. Quando muito, uns 30.

Agora que chego a esta recta final, ainda terei mais bitaites dos médicos da própria maternidade - que, embora já tenha algumas ideias, ainda não está decidido, estou entre duas, e se seguir o mesmo padrão seguido até agora, terei consulta nas duas e mais algumas cabeças a opinar.

Se decidir ter mais um filho, terei um e só um médico. Mesmo que a primeira consulta seja um desastre. Sticking to the plan, é como será. Só levo o meu ecografista competente e giro.

Raios partam, a minha gravidez parece muito com as minhas dietas.

1 comentário:

Ana C. disse...

Já me fizeste rir...
Prepara-te para o que eu chamo de fase dos bitates. Depois do bebé nascer. Eles vêm de todos os lados, mesmo quando não solicitados e acredita podem ser mais desorientadores do que os médicos. Pois têm opiniões sobre tudo e não apenas sobre o bebé e o parto.
É sem dúvida um mundo novo.
Quanto ao próximo baby, concordo. Nada como termos apenas um médico para uma mãe e um bebé.