sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Elogio à Simplicidade Adquirida (ou "coisa de póóóbre")

O Hugo tem um momento ritualizado no dia dele, que é, por volta das 23h, ir para a janela fumar um cigarro - ou dois, quando está mais reflexivo - olhando para a praceta. Eu, mulher sem ritual nenhum, fico com inveja e vou lá chateá-lo de vez em quando - a ele, não, que da cintura para cima, ele está na rua. É mais chatear as pernas e o rabo dele. Hoje foi assim:

Eu - Sabes uma coisa? Estou ansiosa pelo Verão.
Pernas&rabo - Pelo casamento da Ju? Vai ser giro, há bué que não vamos lá e vai ser a primeira viagem do...
Eu - Não, não. Estou ansiosa pelo Verão como foi o último. Fazer o jantar de manhã que é para chegar às 19h e ir-te buscar à estação e descermos para a praia dar um mergulho, brincar muito com o Gabriel, chegar a casa cansadíssimos e ter o jantar pronto... E o Fernando aparece, e...

Quando me dei conta do tamanho da suburbanice que tinha acabado de dizer, calei-me a ver o que é que as pernas&rabo diziam. Não diziam nada. Meti a cabeça na janela também e lá estava o meu marido a rir-se, saudoso do nosso Verão mais teso de sempre.

Quando noto o quanto apreciamos e ansiamos por momentos assim, vejo que a minha família está a seguir naturalmente pela direcção que nós escolhemos, independentemente de ter ou não dinheiro: menos é mais. Menos é mais felicidade. Menos trabalho, menos complicação, menos coisas, menos tempo no carro, menos shopping, menos supermercado, menos dinheiro gasto. E mais liberdade. Liberdade porque o Verão de 2011 tem tudo para ser ainda mais apertado do que o de 2010, mas o mergulho a três ao fim do dia, ninguém nos tira.

Um mergulho ao fim dum dia de trabalho é luxuoso.
Estamos mesmo ansiosos.

5 comentários:

A minha corrente da chucha... é linda! disse...

Pois, ainda não se lembraram de cobrar a entrada nas praias! É de aproveitar! :)

Joanissima disse...

Ai, Mel, que post t~~ao lindo, tão romantico, tão terno...

Vou ali abraçar o meu gajo, as pernas e o rabo e tuditudi e ja volto... : ))

Menos é mais, sim. Obrigada por me lembrares isso!!

Pekala disse...

não tenhas a menor dúvida!eu adoro passear na baixa vazia no verão,adoro as praias da linha com a malta a comer sandochas e a partilhar baldes e pás,adoro os jardins e nada disso custa dinheiro:)as pequenas coisas são as mais importantes mesmo:)

Precis Almana disse...

E que bela pobreza!

Anónimo disse...

viva nós!!! hi,hi. adorei :) o post e as praias da linha ao fim do dia e nas noites de calor!