quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desafio da Joaníssima

Desafios are sooooo 2008, mas tudo bem, é sobre livros :)

1. Existe um livro que tu lerias e relerias várias vezes?
- “Ligações Perigosas", Chordelos de Laclos - li várias vezes e vou ler mais umas quantas. Olha, vou ler hoje mesmo. O meu sonho é escrever algo para a TV baseado nele - já foi feito, mas, caramba, está longe de ser material estanque. Poderia falar horas de como este livro foi importante para mim - e falarei, um dia - mas agora, adiante.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
- Eu dou três páginas de hipótese a um livro, e são mais os que ficam pelo caminho do que os que acabo (bem mais, mesmo). Entre os populares que não me convenceram: Comer, Orar, Amar (é assim?), os do Miguel Sousa Tavares (todos, ou, no caso, nenhum), os russos que o meu marido adora (todos, ou, no caso, nenhum), clássicos portugueses do século XIX (todos, ou, no caso, nenhum).
Mas tentei.

3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
- Cem Anos de Solidão. Chamei Gabriel ao meu filho.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
- Adoraria ter lido os da pergunta 2, juro que sim.

5. Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
- Memorial do Convento. Caramba, que fim tão... terreno e romântico ao mesmo tempo. Destroçou-me. Estava no Brasil e resolvi voltar para Portugal.


6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
- Muito e tudo que me aparecia à frente, especialmente Monteiro Lobato e uma colecção de contos brasileiros chamada "Taba" que guardo religiosamente para o Gabriel.

7. Qual o livro que achaste 'chato' mas ainda assim o leste até ao fim? Por quê?
- Nunca terminei nenhum livro chato, nem para a faculdade.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Os que mencionei acima. Recentemente, li dois excelentes, de enredo rápido e escritos com precisão, ou seja, boa literatura no meu dicionário: Pequena Abelha e Deixa-me Entrar. Atrevo-me a dizer que são à prova de género: qualquer pessoa pode gostar daquilo.

Fora do plano estético/de entretenimento da coisa, Daniel Quinn é um autor que mudou a minha vida. Sou uma pessoa melhor em quase todos os aspectos desde que comecei a lê-lo. É um escritor que torna a minha vida mais rica a cada livro, que me tira da minha zona de conforto e ensina-me a pensar. É o autor a quem, acima de qualquer outro, diria um enorme "muito obrigada por ter escrito o livro X".

9. Que livro estás a ler neste momento?
- Vou ler "Ligações Perigosas" outra vez. :)

Sem comentários: