quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ação de Graças

Hoje escolho das graças pelo Facebook. Sim, pelo Facebook. Depois de longas guerras procrastinadoras travadas, capitulo aqui e reconheço-lhe o mérito.

Trabalho em casa, sozinha, em tarefas que exigem muito da minha fraca mioleira. Há dias em que fico das 10h às 18h  com cerca de dez palavras ditas. Sei que há muita gente que sonha em trabalhar em casa e com a liberdade que isso dá, e vejo isso tudo, mas, senhores, por vezes é imensamente solitário e desgastante.

E é aí que entram as pausas entre cada pomodoro para espiar as parvoíces e coisas mais sérias que se vão dizendo, e dar uma espreitadela na vida do povo, da família distante e do irmão em Lisboa, tudo ali juntinho num mesmo sítio. Eles sentem-se pertinho de mim e vão acompanhando o Gabriel e as minhas patetices. Eu acompanho o crescimento de priminhos que não conheço. Vejo as minhas amadas coisas macabras, recomendações de livros e filmes, receitas, tudo. 

Sim, sei que ali somos mercadoria e não o cliente, mas é o sítio onde vou beber café e onde me sinto mais acompanhada durante o dia de trabalho.  Desde que não extrapole essa função (importantíssima), somos amigos. 

Por isso, obrigada, Sr. Zuckerberg, pelo Facebook que anima as tão necessárias pausas no trabalho. 

Foi mais uma lição aprendida com a minha guru Geneen Roth, esta: tudo que consideramos "tapadores de buraco" na nossa vida tem uma função; em vez de nos chatearmos com os nossos vícios e obsessões, podemos utilizá-los para chegar ao tal buraco. Normalmente, o tal buraco é pequenino. Ao olhar para o tal buraco e medir a sua real dimensão, o tapador de buraco também diminui ou torna-se desnecessário.

1 comentário:

Ana. disse...

Assino por baixo!

;)