sexta-feira, 19 de junho de 2009

Não anda a comer durante o dia

E passa a noite esganado de fome, a beber biberões inteiros de 3 em 3 horas. Mal o Sol nasce, voltamos ao não comer.
O pior é que não tenho aquele músculo materno que permite fazer as coisas de madrugada na perfeição e voltar a dormir mal elas estão feitas. Eu acordo, esbarro em todos os móveis que estão minimamente no caminho, espalho leite em pó por toda a cozinha, entorno água e só volto a adormecer duas horas depois.
Trágico, mesmo.
Será que é por gostar tanto da papa que agora não come os biberões sem o docinho? É que, minhas amigas, neste ponto de vigília não tenho escrúpulos NENHUNS em lhe enfiar dois quilos de papa pela goela abaixo se isso fizer com que o puto durma melhor.

11 comentários:

manue disse...

é pá lá estou eu com a babywhisper, mas nestes casos ela diz para ir aumentando as doses durante o dia e ir diminuindo as da noite gradualmente. só que realmente se ele não comer durante o dia (sopa e papa? nem leite quer?) não sei que te diga.
há de só uma fase.
o meu tb anda a comer pouco, é o calor só pode, porque ele costuma estar sempre pronto

Maria disse...

acho que é normal nessa fase (pelo menos, aconteceu com os meus dois filhos, por volta dos 3/4 meses). Creio que durante o dia há muito excitação, muitas coisas para aprender, cores e bonecos diferentes que agora já são mais nítidos. Com tanta coisa para experimentar, descobrir e aprender, para quê comer? É uma perda de tempo! Sugiro o seguinte: durante o dia, tenta dar-lhe o biberon num quarto escuro e tranquilo (mas faz o intervalo de tempo de 3 ou 4 horas entre refeições, para o rapaz ter fome). Há noite, das duas uma (consoante a tua copacidade para aguentar choradeiras): ou não dás simplesmente o biberon ou vais diminuindo as quantidades (se dás 180, passas a dar 120, por exemplo). Boa sorte!

Ana C. disse...

O calor tira-lhes a fome. Não stresses que ele não se perde.
Quanto a ti entendo-te muito bem, nunca consigo voltar logo a adormecer quando acordo a meio da noite!!!!!!!
Qual é o problema de lhe meteres papa no primeiro biberon que lhe deres à noite?

Anónimo disse...

Tu dás-lhe papa no biberão durante a noite? E de dia, qual é a ementa? Só leite? Papa? Sopa? Gostava de tentar ajudar, mas dás poucos pormenores... Bjs

Melissa disse...

Ele está a começar as papas de colher agora, mas já lha dou no biberão desde os 3 meses.
Durante o dia, ainda está só com leite. O suposto era 180 ml a cada 4 horas, de uns dias para cá fazemos festa quando come 120.

Acho que tudo que disseram aqui é pertinente, e também levanto outra hipótese: estará ele farto de leite? É que é claramente um menino de palato apurado, come a papa sem problemas e quando sai do mar lambe-se todo.

De qualquer forma, vou passar a uma papa ao almoço e outra ao jantar. Se calhar resulta.

Supertatas disse...

está mto calor pah
durante o dia dá-lhe água e fruta mazé

Anónimo disse...

Então... 120 não é mau. Se não bebe mais talvez seja por não ter fome, ou então já não lhe sabe bem. Não te preocupes muito, ele está gordinho e se anda bem disposto, a saúde em princípio também está bem. Pergunta à vossa médica se não lhe podes dar uma sopa ao almoço, ou uma fruta ao lanche, talve ele apreciasse. E como disse a tatas oferece-lhe água durante o dia, se ele não quiser chupar dá à colher. Beijinho

Melissa disse...

Boa, Tatas e Marina!
Acho que vou tentar dar fruta.
Água, para já, ele recusa sempre.

Catarina disse...

Olá,
É possível que o Gabriel ao experimentar a papa, tenha achado que o leite já não vale muito a pena. Lembro-me que quando o meu filho tinha 4 meses, só lhe podia dar 1 papa por dia. E então o dia resumia-se assim: leite de manhã ao acordar (8h), uma papa à hora de almoço (11h30) e dava ou fruta ou iogurte durante a tarde (iogurte com bolacha maria, maçã cozida, maça e pera cozida, manga com iogurte) e à noite dava leite ao jantar, e leite antes de ir para a cama.
Com este calor, é normal que não queira comer, mas tenta dar-lhe fruta ou iogurte para mudar. Pode ser que goste..Tb é possível já enjoar o leite. E outra coisa, tenta manter a casa fresca (só come de noite por estar mais fresco? será?).
E agora outra hipótese, quando ele acorda de noite é mesmo para comer (não terá calor?)..já experimentaste dar-lhe uma chucha?
Boa sorte e bjs
Cat

Melissa disse...

Hoje comeu meio boião de maçã mais 100 ml de leite. Tou à espera da caganeira.
O problema aqui não é ele comer mal. É ele comer mal de dia, porque à noite compensa tudo. É muito cansativo para nós e para ele.

Sobre a casa... o quarto dele é quente, sim, mas tem sempre uma ventoinha a movimentar o ar, o que torna tudo mais suportável. Mas comer no calor não é problema para ele, porque à noite esbalda-se.

Mafalda disse...

Melissa, a Madalena por volta da idade do Gabriel fez exactamente a mesma coisa! a miúda mamava 3 biberões de 180 ml durante a noite de 3 em 3 horas (às vezes menos) e eu passáva-me! andava a desesperar! não dormia nada de jeito, ela passava a noite toda a acordar e a comer e nada parecia resolver o problema (nem colheres de papa no biberão nem o que quer que fosse), depois, sem saber muito bem como, foi passando, aos poucos... (deve ser mesmo uma fase!) quanto a não comer nada durante o dia, isso é de certeza do calor. a minha anda igual. leite mal lhe toca, mas de noite mama o biberão todo de 210 ml enquanto o diabo esfrega um olho. se ele comer papa e beber 120 de leite, já está bem! dont worry!
eles se tiverem fome, berram! believe me! lol