sábado, 29 de agosto de 2009

O nome Gabriel

Inspirado na Manue, mas aqui é mais fácil.
É Gabriel porquê? Não senhores, nada do anjão Big Kahuna (ou como diz a Cátia, o primeiro Predictor da Humanidade).
É Gabriel por coisas assim:



Odeio o facto de estar na moda neste momento. Nunca poria um nome a um filho só por soar bem, teria de ter significado - nem precisa de ser um célebre nobel, por exemplo, cheguei a considerar "Vicente" porque adoro a igreja de São Vicente de Fora. :)
O segundo nome do meu filho é José, nome do meu pai. Seria sempre o seu segundo nome, a menos que García Marquez não existisse, porque cá em casa também somos fãs de Saramago.
(Antes que perguntem: "e o Hugo nisso?" O Hugo escolheria o nome se fosse mulher, mas obviamente que tinha poder de veto.)
e vocês, miudagem? De onde vieram os nomes dos piás? A Ana C. e a sua intrépida Alice também têm uma história gira, que eu sei.


(E sim, eu ia fazer uma paragem no blog, mas CONSTIPEI-ME A SÉRIA e o Hugo pôs-me em isolamento.)

12 comentários:

Mafalda disse...

a minha Madalena chama-se assim porque sempre gostei do nome, apesar de, desde que me conheço como mulher e eventual mãe, bradar aos 4 ventos que um dia que tivesse uma filha a mesma se chamaria Matilde. Pois bem, quando engravidei, já havia tantas Matildes que não quis que o nome da minha filha fosse banal ou fizesse parte de uma 'moda' típica de uma década ou de uma época, como acontece hoje em dia com nomes como 'Paulas', 'Anas', 'Sandras', Sónias'... tão típicos dos finais dos anos 70, inícios dos anos 80.
Ainda cheguei a ponderar, já estando grávida, se colocava Matilde ou Madalena, mas o pai optou por Madalena e eu não me arrependo. Apesar de tudo, é um nome já com algum 'peso' familiar. Tive uma bisavó chamada Madalena e tenho uma tia. Apesar de tudo, não me escapo da 'moda' do nome, pois hoje em dia há 'milhentas' bebés chamadas 'Madalena' e de repente, virou nome de 'bem'. grgrgrgrgr
Também sempre gostei da sonoridade dos nomes começados por 'M' e nem é puro narcisimo por me chamar Mafalda, acho mesmo que são de uma maneira geral, nomes doces e bonitos. Agradáveis ao 'ouvido'.
Gostava de ter um motivo mais 'emocionante' para o nome da minha filha, mas não tenho! LOL
Já eu, tenho o 'segredo' de me chamar Guilhermina de primeiro nome. Esta pesada herança provêm da minha bisavó paterna que criou o meu pai e que quando faleceu e eu entretanto nasci, lhe decidiu fazer a devida homenagem de amor. Durante anos detestei e sentia-me mesmo envergonhada por me chamar Guilhermina. Há inclusive a história, de que quando os meus pais me foram registar, nos idos anos 70, a senhora do registo ter ficado tão surpresa pela escolha do nome feio que lhes pediu encarecidamente que não 'colocassem o nome de velha à criança'. Mas assim foi. Não me livrei. Herdei o Guilhermina e hoje em dia aprendi a gostar dele. Sinto-o como um nome cheio de personalidade e gosto de pensar que o herdei, porque a minha bisavó, é a minha protectora :)
bjs*

Anónimo disse...

O meu Manelito tem o nome do avó, meu pai, exactamente por isso, por ser o nome do meu pai e eu o adorar (ao meu meu pai e ao nome, lol).
Gabriel é bonito pelo motivo que lho puseste, eu amo os cem anos de solidão e volta e meia volto a ler!
Oh Mafalda eu gosto tanto de Guilhermina, há uma senhora a minha aldeia com esse nome que eu adoro. E digo-te uma coisa que se calhar nunca imaginaste: eu conheço um Guilhermino! eheh
Beijocas

Ana Princesa disse...

Rio-me tanto com as coisas que aqui escreves!
Quando ouço o nome Gabriel lembro-me sempre de um anjo... nem sei bem mas é o q me faz lembrar!

Não tenho filhotes mas posso-te falar do meu nome: é o nome das minhas 2 avós: Ana (avó paterna) e Raquel (avó materna) e gosto tanto TANTO desta ligação...

**

Ginguba disse...

A história do nome da minha filhota não tem nada de original. Foi assim uma "colagem" do nome do pai e da mãe. Só podia dar Mariana!

(Bom isolamento, Melissinha. As melhoras.)

Pekala disse...

O Carlos é porque é o nome do pai e ele sempre fez mta questão,disse sempre que não ia dar ao filho o nome de outro gajo lol e o segundo,Eduardo,era tbm o 2ºnome do meu pai que já morreu há mtos e mtos anos.E eu sou Sónia por causa da Sónia Braga lol(Gabriela em 1976:))

Célia Cardoso disse...

Afonso. Do meu lado, apaixonei-me pelo nome através dos "Maias". Já o pai, sempre disse que um dia o seu filho seria Afonso, em homenagem ao primeiro rei de Portugal. Conhecemo-nos(há 7 anos) e dissemos ao mesmo tempo: Afonso, para um filho, seguido de um ar de admiração por gostarmos exactamente do mesmo nome!
É um nome de moda, já há alguns anos, mas não deixamos de o colocar, pois é o "nosso" nome.
Se fosse menina(e se viermos um dia a ter) seria Maria Eduarda. Porquê? Claro, novamente os "Maias". Adoro o nome Eduarda e o R. acha que Maria Eduarda fica mais forte.
Esta é a História da escolha dos nomes.
Também amo Gabriel Garcia Marquez.
Privatizei o meu blog, e gostaria de te convidar para o seguires, não acho correcto continuar a comentar o teu blog, não podendo tu seguires o nosso. Assim deixo o meu mail: carrdosocelia@gmail.com. Se quiseres responde (espero que sim).
As melhoras.
Beijos
Célia e Afonso

Melissa disse...

Ó Mafalda, Guilhermina é um nome tão bom. A sério, não estou a gozar nem um pouco. Adoro nomes ancestrais.

Sónia por causa de Sónia Braga também é lindo, hehe. O meu Hugo, 35 anos, também o é por causa de uma novela qualquer. Sei que toda a gente deve ter gostado da novela, porque a quantidade de Hugos de 33-35 anos é uma CENA.

Ginguba, anamari também ficava giro! ;)

Há sempre histórias por trás de um nome, mesmo quando julgamos não haver. "What's in a name", perguntava-se o histérico do Romeu: os nossos valores, digo eu.

Filipa disse...

Guilhermina é um nome bem feioso, suas mentirosas lambe-botas e a guigui ainda finge que acredita nesses elogios lol

Mafalda disse...

'Guigui' é lindo, ó 'Filipa'!! LOL (outro nome tão típico...)
se não fosse o teu 'tom' ser tão bravio, até diria que me estavas a tratar de forma doce. ;)

Melissa disse...

Quem és tu, Filipa?
Ó céus...
(haha Mafalda, sei lá, tu "atrais", mesmo.)

Mafalda disse...

Não duvides Melissa, não duvides! é 'karma' mesmo! ;) LOL

Ana C. disse...

A sério que a minha história é gira? Ah Ah
Só posso dizer que nada teve a ver com Alice no País das Maravilhas e que foi um nome muito contestado por todos antes de sentirem a doçura que desperta de cada vez que se diz Alice em todas as línguas.
Simplesmente sonhei com o nome e não me saía da cabeça...