quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pais confusos pedem ajuda

O Gabriel tem 14 meses e volta e meia, como todos os putos de infantário, aparece-nos cheio de ranho. Se não fizermos nada, algumas vezes passa sozinho, outras evolui para bronquiolite. A cena é que não sabemos bem o que fazer (o que dar) nesta fase em que é mesmo só ranho e tosse carregada:

Atrovent e ventilan são maravilhosos, mas ele não tem nada nos brônquios.
Brufen é para febre.
Celestone dá-me medo, ele já tomou na vida dele mais vezes do que eu.
Actifed durante o dia dá muito sono.
Aerosol só com soro não lhe faz nada.
Cebola no quarto só serve para o quarto cheirar a refogado.

Queríamos já ter uma certa estaleca e não ter de correr ao pediatra por causa de... ranho. Mas não temos. Alguém por aí tem alguma dica, quer partilhar a experiência? É só de ranho/tosse cheia de ranho que falamos, a tal antecâmara das bronquiolites e outras merdites.

30 comentários:

Rita disse...

Eu uso um xarope que compro na ervanária que é maravilhoso: Asmobronquil. Quando os começo a ver de nariz ranhoso e com tosse dou-lhes durante uns dias, mas o ideal é ser dado de forma preventiva.

Passou-se um inverno sem crianças doentes... e são 4!!!

Melissa disse...

Olá, Rita, obrigada, isso encontra-se com facilidade?

Pat disse...

Olá!

Costumo seguir o vosso blog mas só hoje decidi comentar de modo a poder dar-vos uma ajuda.
Teho um filhote com 10 meses e nós por cá usamos muito soro ou água do mar e aspirador para limpar. Se estiver mesmo muito atacado Fenistil 3x ao dia durante 5 dias e Maxilase de 8 em 8 horas durante 8 dias.

Ana C. disse...

Já perguntaste ao pediatra? :) Na próxima consulta fala-lhe dessa tua dúvida.
Segundo o meu pediatra e já a preparar-me para a escola da Alice (em relação ao contágio do António) é que até aos 2, 3 anos tudo o que é virose escolar pode evoluir para bronqueolite. Só a partir dessa idade é que virose fica só virose.
Ele já poderá tomar bronco-vaxom? A vacina que se dá em casa durante 3 meses, sabes?

Melissa disse...

Acho que ainda não tem idade! O António já vai fazer?

Melissa disse...

Tenho dado fenistil à noite, é o que vai segurando - portanto, chego à conclusão de que é rinite.

Pekala disse...

1-aerossol só com soro faz alguma coisa sim,ajuda a fluidificar a ranhoca mas banheira cheia de água quente e porta do wc fechada tbm faz bem;
2-Brufen não é só para a febre,é tbm anti-inflamatório,quando o meu tem mta tosse dou-lhe de 8 em 8 horas porque ele tem uns adenóides ENORMES e altamente inflamáveis;
3-Actifed ou Zyrtec costumo dar só uma colherzinha à noite antes de o deitar durante 5 dias mas o Zyrtec resulta nele porque a tosse normalmente é de origem alérgica.
4-Recomendo muito muito muito soro directamente nariz acima e muitos vapores,não te metas em celestones e afins sem ordens expressas do médico,têem cortisona e são para serem administrados com mto cuidado.
5-ranho é normal,tosse é normal,tudo é normalmente irritante.
6-Grandes doses de paciência,ele cresce e vai passar e o verão está quase aí!

Melissa disse...

Pekala, és doutorada em ranhologia? :D
Adorei.

Melissa disse...

PS - mas o soro sem o aerosol também fluidifica, pelo menos derrete bem a macacada. Passamos o dia a borrifá-lo, quando ele não nos tira aquilo para beber desalmadamente. O puto ama soro fisiológico.

Ana C. disse...

Vou dar à Alice a partir de Junho.
A Pekala é médica?

Pekala disse...

sou doutorada em ranho,bronquiolites e rinite:)mas o soro no aerossol vai directo ao brônquiozinho que é o que queremos;)

Pekala disse...

Não Anacê,só vendo livros;)

Rita disse...

Eu nunca tive dificuldades em encontrar nem amigas a quem já recomendei.

Acho que em qualquer ervanária devem encontrar.

Pekala disse...

adenda:o meu puto já nasceu com pneumonia neo-natal,passou mas é altamente sensível a merdites respiratórias,já levo no lombo demasiadas horas em hospitais,dezenas de médicos e centenas de tratamentos.Só a partir dos 2 anos,2 e meio,começou a acalmar mas porque tbm ando sempre em cima dele,cheiro-lhe as doenças,literalmente.

Melissa disse...

É essa capacidade de cheirar doenças que quero ter. Não tenho - talvez seja bom sinal, o Gabi não é daqueles que está sempre doente, tá é sempre ranhoso, parece um romenozinho.
Talvez chegue com o tempo. Neste momento, quando ele tosse, não sabemos mesmo o porquê.

Pekala disse...

não queiras ter mel,é um cheiro fétido e enquanto não passa não descansas.

mm disse...

Para o ranho: banho prolongado com água quentinha, corridas na praia.
Mãos lavadas.

Para a tosse: muitas cócegas na barriha e corridas em casa. Mãos lavadas.

Não são remédios, mas ajudam... e sabem bem!

Sofia disse...

Eu sei que o que vou dizer te vai parecer muiiito estranho: praia. Agasalha-o bem e vai para uma praia tipo magoito.
O Unimer pediatrico também é bom para lavar as ranhocas. E fecha-te com ele na casa de banho com a água quente a correr, estes vapores quentes soltam a expectoração.
Depois é esperar que eles ganhem imunidade, normalmente a partir dos 2 anos a coisa melhora.
Bjocas

Miriam disse...

Olá Melissinha,

O meu filhote mais novo a certa altura mudou de fenistil para Aerius ( ou Azomyr, que é a mesma coisa) e foi uma mudança eficaz porque com o peso que ele tinha na altura, o fenistil já não lhe fazia nada. O Aerius é um anti histaminico e funciona como secante de secreções e acalma o reflexo da tosse. Limpar a ranhoca muitas vezes com água do mar ( tens várias á escolha e até há umas que tem descongestionante a sua composição ) e dar-lhe a beber muita água, que segundo a pediatra dos meus filhotes é melhor fluídificante do que os xaropes. Lá em casa é esta a solução para a ranhoca do puto, quando acompanhada com tosse.
As melhoras para o Gabi.

Anónimo disse...

Quando o meu está ranhoso ponho-lhe uma esguichadela de soro em cada narina (sim, uma dose inteira em cada lado) e aspiro com o narinel. Se a esguichadela for com uma seringa ainda melhor, porque como sai de jacto, é o soro a entrar e a ranhoca a sair instantaneamente. Ele de vez em quando tb espirra e a ranhoca vai saindo, que é o que interessa. As melhoras!

Maria João disse...

Olha sinceramente não tenho assim muita experiência como mãe no campo das tosses e ites, pois a Mia, felizmente, nunca teve nada para além de ranho. Como enfermeira aconselho muito, muito soro no nariz para limpar, no caso de ser só ranhocas e faz~e-lo ingerir mais liquidos do que o normal para evitar que as secrecções fiquem espessas e "presas". No entanto, quando já há mesmo tosse e expectoração que teima em não sair, aí, para além do que disse anteriormente, tens mesmo de recorrer a xaropes e outra medicação.
(não conheço o xarope que a Rita mencionou, mas, se é à base de ervas (certifica-te que é mesmo só isso) usa-o)
Bjinhos

Ginguba disse...

O ranho é mesmo daquele amarelo ou começa com um pingo tipo água? Se fôr assim parece que ele é dado a alergias e uma coisa boa para isso é um spray nasal chamado Fenolip. Também é bom, como já alguém disse, o Maxilase para a tosse ( aquela tossiqueira que aparece antes de evoluir para bronquiolite ou bronquite). Quando complica não recomendo automedicação. Médico com ele!

Mãe das Marias disse...

Com a Tiz funciona assim:
Soro fisiológico no nariz, de manhã e à noite, seguido de 2 pingos em cada narina de nasorinathiol júnior, narizima ou outro do género.
E 1 colher de xarope maxilase e outra de xarope niflux(se tiver tosse) tb de manhã e à noite.
Os xaropes no máximo 5 dias, as coisas no nariz pode-se continuar durante mais tempo.
Foi mto a custo q descobrimos esta "fórmula mágica" que resulta quase sempre com a Tiz... mas o Gabriel é mais pequeno e a Tiz com a idade dele "constipava-se" muito mais vezes do que agora.
Acredita que com a idade essas tretas, melhoram, e muito!

beijos***

Melissa disse...

Vocês são óptimas, todas vocês. :) Fico sempre impressionada. Obrigada!

LaranjaLimão disse...

Dá-lhe um copo de tinto todas as manhãs ao acordar.

By the way... vai aprendendo essas cenas importantes para mais lá pra frente me explicares :D

Sara disse...

Bom
O Manel era assim, até ficar bem.De 15 em 15 dias tomava antibiótico. Uma coisa que ajudou bastante - poderá ser coincidência - foi o uso diário e repetido de spray para o nariz. Não é soro líquido nem é rhinomer. É um outro (espera lá que vou à cozinha ver qual é): Lyomer. A vantagem deste (segundo disse o pediatra) é que apesar de ser água salgada, como é em spray vai direito ao sítio certo, coisa que nem sempre acontece com o soro, porque eles tossem, cospem ranham-se todos e é uma javardice. Todos os dias duas ou três borrifadelas, esteja ranhoso ou não esteja.
Outra possibilidade é levá-lo ao alergologista. O meu sobrinho é um pouco como o gabi (é ligeiramente mais velho) sempre com coisas nos brônquios e melhorou muito desde que começou a fazer tratamento de prevenção de alergologia.
Finalmente, agora em Maio ou Junho, leva-o à praia e mete-lhe água do mar pela cara, pelo nariz e pela boca.
****

Tella disse...

O meu Tiago, no ano passado, teve não sei quantas doenças respiratórias. Passou do percentil 75 para o 10 num ápice por causa dessas -ites.
dar-lhe banho de água quente com duas gotas de óleo essencial de pinho que ajuda a libertar o ranho, deixar correr água a ferver na banheira e estar na casa de banho com ele (ui! o desperdício de água e a conta do gás..), muito soro para dentro do nariz e há umas massagens (nunca cheguei a fazer, sempre deixei para amanhã!)chamadas cinesiterapia respiratória, ou seja, "um conjunto de métodos terapêuticos, do foro da Fisioterapia, que visam a recuperação da função respiratória, nomeadamente a melhoria da ventilação pela drenagem de secreções intrabrônquicas."
Ah! e muita paciência, pois com o tempo, eles ficam melhor!

RUTE disse...

Olá queria apenas acrescentar uma informação aos óptimos comentários que já vi aqui.

Diz respeito ao Actifed. Um clássico! Pois é, desde tempos imemoriais que se toma Actifed como anti-histaminico, mas actualmente já existem anti-histaminicos de nova geração, os quais não dão sono.

Basta na farmácia pedir um anti-histaminico genérico de 2ªgeração, INFANTIL, e é super eficaz. Porém, não convém tomar anti-histaminicos a toda a hora. Inclusive tem uma duração de toma seguida, máxima.

Há ainda alimentos que durante os periodos de alergia devem ser cortados da alimentação pois induzem à formação de histamina. Tais como queijos de origem animal,e no caso dos adultos, vinho, por exemplo.

A vitamina C é um anti-histaminico natural, pelo que deve-se consumir sumo natural de laranja durante estas épocas. Não é a toa que é o tempo da laranja. A natureza é prodigiosa nestes aspectos.

Mamã da Babi disse...

O meu filho esta a ficar constipaditone de x em qd tosse.tem ranhoca.parece um pouco fanhoso esta sempre tipo a coçar a gargante.nao sei se de aerius a noite e maxilase de manha .o k me dizem?

Mamã da Babi disse...

O meu filho esta a ficar constipaditone de x em qd tosse.tem ranhoca.parece um pouco fanhoso esta sempre tipo a coçar a gargante.nao sei se de aerius a noite e maxilase de manha .o k me dizem?