domingo, 26 de junho de 2011

O Post Mais Sopeiro de Sempre

Como boa amante de vida low cost e bom planeamento de despensa, adoro quando as revistas trazem na capa algo como "receitas para reaproveitar sobras". Vou logo cuscar, e para encontrar o quê? Receitas de aproveitamento de sobras de frango assado. Eh pá, 99,9% das vezes as sobras são de frango assado (e a receita é de uma tarte).

Moças que escrevem dicas de economia doméstica, sobras de frango assado NÃO PODEM ser consideradas sobras: são um ingrediente inteiro, perfeito para quase tudo. Não há pinga de desafio em aproveitar sobras de frango assado para seja o que for.

Tentem, em vez disso, dizer-nos como reciclar, por exemplo, batatas fritas (aquelas que vêm com o frango assado, vocês devem conhecer), sopa, cheiros verdes que vão ficando húmidos no fundo do frigorífico, bananas demasiado maduras, cebolas moles, enfim, ingredientes verdadeiramente difíceis e desmotivantes de se trabalhar.

(A propósito, conheço usos para quase tudo, graças à comunidade do Orkut "Cozinhando com Pouca Grana", mas batata frita, para mim, ainda é um desafio).

13 comentários:

Marta disse...

Bananas maduras (sem estarem estragadas) são boas para fazer gelados. Basta esmagá-las, dividir em frasquinhos (podem ser reaproveitados os de fruta), ou nas formas de gelados, e congelar. O meu pequenote é fã.

Maria João disse...

Ora bananas maduras óptimas para bolo de banana. Batatas fritas talvez dê para serem reaproveitadas numa tortilha!!

Ginguba disse...

Melissa, tu tens que te dedicar à compostagem para conseguires reciclar cebolas moles, ervas aromáticas já húmidas e sopa!
Bananas já se aproveitam bem, mas batatas fritas? Quando descobrires, p.f. não divulgues... :)

c disse...

Cogumelos à Braz?

Ana C. disse...

Com sobras de batata frita, cebolas moles e o resto do frango assado fazes roupa velha!

Ana C. disse...

Reciclar sopa???!!!!
Só se for para fazeres iogurtes.

Melissa disse...

haha suas sopeironas!

E bifes de casca de banana, alguém conhece? Eu conheço. Bem como chips de casca de batata. E calda de fruta em lata a substituir o açúcar nos bolos? Hmmm. E dá para congelar.

Ginguba, há caminho antes da compostagem! Há, sim! Há é que explorá-lo e publicá-lo em vez de ensinas as pessoas a fazer quiche de frango assado ad nauseam.

Sei reciclar tudo, como disse, menos batatas fritas. Acho que mesmo numa tortilha ficam secas.

Melissa disse...

Outra regra de ouro do sopeirismo-aproveitador-low cost: se é para gastar horrores para aproveitar sobras, esqueçam. A tal da sempiterna quiche de frango assado, por exemplo, vai custar, em massa folhada, natas, ovos, queijo ralado, forno e outros quetais quase tanto quanto o tal frango. É parvo.

Melissa disse...

Já usei restos de sopa para compor um molho de tomate para a massa. Ficou imperceptível e muito mais nutritivo.

Marta disse...

Aqui esta mais uma dica:
http://www.fearlesskitchen.com/2009/07/draft-leftover-fried-potatoes.html
:)

Naná disse...

bananas maduras dão bons batidos e dá para fazer um crumble de banana espectacular!
já as batatas fritas... só tenho uma receita para reciclar batatas cozidas... que é fritá-las em azeite, alhos e orégãos para acompanhar peixe assado ou frito! é uma receita muito antiga aqui no Algarve... podes sempre experimentar com batatas fritas a ver se corre bem...

Nucha disse...

Olá, as batatas fritas em tortilla não ficam secas. Aproveito imensas vezes, quando sobram do resto de uma refeição de frango assado e batatas fritas. Um refogado, as batatas cortadas aos bocadinhos (às vezes um pouco de cogumelos e frango, se sobrou também) e dá uma tortilla maravilhosa que se pode acompanhar só com salada.

Claudia Borralho disse...

bananas são optimas para fazer bolo ou pão de banana e as batatas fritas optimas para fazer tortilha :) yum!