quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Curtíssima geograficamente limitada

Diante das perguntas da madrinha Carla sobre como se celebra o Natal no Brasil, dei-me conta de que o meu Brasil é Fortaleza. Não sei como os cariocas celebram o Natal. Ou os gaúchos. É que não faço ideia. E foi uma sensação um bocado estranha, não era suposto sermos conterrâneos?

Saí do Brasil aos 12 anos, e, pior do que isso, antes da Internet. Tá bem, voltei algumas vezes, mas foi sempre para o morninho fechado da minha cidade. Já estive em mais capitais europeias do que brasileiras - naquele tempo era tudo muito longe e viajar de avião no Brasil era luxo. Nunca saí do Norte/Nordeste.

Sim, sempre posso usar a desculpa de ser de um país continental, mas não me deixa de fazer um bocado de impressão saber que se come polvo e formigos no Norte de Portugal e não saber se os paulistas almoçam com a família no dia 25.

Praça do Ferreira, no centro da minha amada Fortaleza, vestida para o Natal.

Sem comentários: