segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pequeno e muito económico post

Não tinha carne em casa e estava com preguiça de ir ao talho, por isso, deixei feito um enorme empadão de soja para o meu irmão/babysitter ontem. Sempre que faço soja, faço logo em quantidades astronómicas, porque é baratíssimo. Fiz o equivalente a dois quilos de bolonhesa, usei 1/3 e congelei o resto.

Hoje, toda partida do concerto de ontem, pensei: não faço jantar, vou buscar um frango ao detestável Pingo Doce. Lá trouxe um galináceo de três euros e pensei: caneco, tenho ali pitas. Jantamos pitas, não dá trabalho nenhum. Desossei o frango (parte chata) e piquei-o na picadora (parte cagativa). Resultado: um pequeno Evereste de pó de frango. Metade, misturado à salada, dá para as pitas todas, e a outra metade vira arroz de frango amanhã ou depois.

Tenho lombinhos de pescada no congelador.

Ou seja, assim num instantinho, adiei a ida ao talho por mais quase uma semana.
Adoro.

Update: consegui esticar a salada de frango para mais duas pitas, ou seja, amanhã o Hugo leva pitas para o trabalho (SALVO SEJA) em vez de empadão. Assim sendo, amanhã só preciso de fazer uma embalagem de lombinhos de pescada, porque não preciso de contar com a marmita do Hugo para o dia seguinte, pois ele levará o empadão. Sopeiro, very sopeiro, mas adoro. 

7 comentários:

Ana C. disse...

Há pouco tempo atrás comprámos a cena do século.
Uma pequena máquina de triturar carne crua (como no talho).
Não imaginas o jeito que me tem feito para improvisar hamburgueres de frango, ou perú. Amondegas dos mesmos, com uns bifes esquecidos no congelador. Bolonhesa dos mesmos :)
Sabes que não te picam aves nos talhos.

Melissa disse...

No meu, picam, não picam é no talho do super.

Melissa disse...

Mas sabes que carne picada, cá em casa, é sempre soja. Tempero com caldo em cubo e massa de pimentão e... é carne. Bolonhesa, chili com carne, empadão... é tudo de soja, embora eles na maioria das vezes não deem por nada.

Os hambúrgueres compro no talho já feitos, são bem bons. Qualquer dia pergunto se mos fazem de peru (embora não sei se resulte, porque a carne de aves temperada só por fora... não sei se rola).

disse...

Depois se tiveres pachorra explica lá isso da carne picada de soja...só se tiveres pachorra!
Boa janta ;)
Bj

Melissa disse...

Nada que saber. Compras soja fina no supermercado, cobres com água e uma colher de vinagre até aquilo hidratar (meia hora) e depois usas como se fosse carne picada.

c disse...

Olá Melissa,
também uso muito soja a substituir a carne picada na bolonhesa, lavo-a, espremo-a e depois refogo-a com cebola e alho antes de juntar o tomate e fica muito bom. Mas nunca experimentei esse tempero de caldo e massa de pimentão, soa bem. Tens mais truques? O meu caminho de volta ao (pelo menos semi-) vegetarianismo com dois filhos está a ser demasiado cheio de facadinhas (leia-se frango, perú, costeletas, salsichas e afins).

Melissa disse...

Cá o único substituto de carne que usamos é mesmo a soja, C. Mas digo-te, faço imensas coisas só com legumes assados e feijão estufado. Dá para fazer grandes bateladas duma vez e ir descongelando ou tirando frigorífico.

A última grande descoberta foi feijão verde no forno a fazer de batatas fritas. Precious.